Como sua audiência quer engajar com você nas redes sociais

Muito se fala por aí sobre como você pode engajar com seu público nas redes sociais, mas a pergunta correta nesse caso seria: como o seu público quer engajar com você? Porque, sejamos realista, existem mil maneiras de tentar se conectar com sua audiência e em algumas delas o tiro pode sair pela culatra. A falta de bom senso ao tentar alcançar esse engajamento pode fazer com que sua marca acabe tornando mais uma inconveniência do que uma referência.

Você pode usar muito do seu tempo e mais ainda do seu dinheiro, mas se mesmo assim você não souber como usar as ferramentas corretas não irá funcionar.

Paralelamente as expectativas do seu consumidor são altas. Hoje em dia uma marca que não tem presença digital dá a impressão de ter parado no tempo, mais provavelmente em 1997.

Olhe em volta: a sua concorrência está fazendo o dever de casa. Criando conteúdo interessante, cativantes, inovador. Estão se conectando com um público que décadas atrás nem sonharíamos que seria possível alcançar.

E você? Vai fazer o tiozão que pede para o consumidor mandar um fax ou vai ser o pentelho que utiliza o email que o cliente forneceu de boa fé para mandar spam a cada três horas com conteúdo mal feito?

Nenhum dos dois né? Porque, felizmente, você chegou até esse texto para descobrir que sua audiência não quer nada além de:

 1 – Ser ouvida

Pergunte e será respondido.

A melhor forma de engajar com alguém é começando com uma pergunta e para a sua sorte o que as pessoas mais gostam de fazer nas redes sociais hoje é falar e expor suas opiniões.

Peça a opinião deles, faça enquetes (quem não ama enquetes?), faça perguntas.

Se seu produto são chás aromáticos, pergunte qual o momento perfeito do dia para um chazinho. Se você vende sorvetes crie uma enquete sobre qual sabor é melhor: flocos ou chocolate? (a resposta óbvia é flocos).

Se você quer engajamento é preciso interagir primeiro.

2 – Ser inspirada

Crie conteúdo tão inspirador que sua audiência vai querer compartilhar. Faça com que eles sintam que sua marca tem algo a dizer, algo de positivo, que agrega valor. Muito do conteúdo que vemos por aí é vazio, não carrega nenhuma mensagem.

As redes sociais estão cheias de negatividade e uma mensagem inspiradora pode ser a luz em um túnel escuro que sua audiência está buscando.

 

3 – Conhecer você

Ninguém quer engajar com uma marca sem voz. Você é a voz do seu produto, então mostre para sua audiência que voz é essa. Quem é você, quais são seus valores, o que você traz de diferente para um mundo tão cheio de cópias e repetições.

Mesmo que talvez você não queria expor a pessoa por trás da marca, dê a sua personalidade aquilo que você oferece. Nós não sabemos quem é o homem por trás da Coca-Cola, mas quando nós vemos a imagem de garrafa de Coca em algum lugar, institivamente sabemos que aquela bebida lotada de açúcar e produtos químicos está associada a compartilhar momentos com os amigos, porque essa é a mensagem que a marca da Coca-Cola espalha.

Então mostre a sua personalidade, seja autêntico e crie conteúdo com valor.

E o um bônus:

Para cada rede uma abordagem diferente. Não é suficiente criar um conteúdo e querer replicá-lo em todas as suas redes. O que funciona no Instagram não necessariamente irá funcionar no Twitter. São redes com propósitos e formatos diferentes. Então saiba como elas funcionam e qual ângulo daquilo que você está oferecendo vai se destacar mais em cada uma delas.

Resumindo o que sua audiência quer: ser ouvida, ser inspirada e conhecer você.

Saiba como oferecer cada um desses conceitos em suas diferentes redes e você já estará no caminho certo para engajar de forma real e contínua com seu público.

 

 

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