Como a democratização de dados pode mudar o seu negócio

A ciência de dados sempre esteve nas mãos de analistas especializados, mas as regras do jogo estão mudando. Será que você está pronto para jogar?

Se você ainda não está familiarizado com essa expressão, democratização de dados refere-se à possibilidade de que grande parte das pessoas dentro de uma empresa ou negócio possa ter acesso aos dados coletados. E por quê você iria querer fazer isso? Para que esses dados possam ser analisados por mais pessoas, aumentando assim as iniciativas e criando novas estratégias e ideias para o seu negócio. Quem ganha com isso é o consumidor, que tem suas expectativas atendidas – e obviamente, você.

Até alguns anos atrás os dados pertenciam as equipes de TI e qualquer pessoa que precisasse ter acesso a essas informações tinha que passar por eles primeiro. As coisas começarem a mudar nos últimos tempos graças a inovações no campo tecnológico que tornaram a ciência de dados mais inteligível para a maioria das pessoas e, portanto, mais democrática.

Hoje já é possível interpretar os resultados da análise de dados mesmo entre aqueles que não são os gênios da Tecnologia de Informação. Fazendo com que esses dados, antes concentrados nas mãos de poucos, sejam compartilhados com toda uma equipe. Pode parecer um passo um pouco arriscado, mas muitos profissionais já defendem a democratização de dados como uma transformação radical que pode mudar tudo – para melhor.

Por que? Você me pergunta.

É simples. Quanto mais pessoas puderem ter acesso a esses dados, mais sugestões, opiniões e pontos de vista para suas estratégias, gerando mais iniciativa e ações. Você dá aos seus funcionários a possibilidade de conhecer melhor o seu consumidor e como consequência compreender e suprir suas necessidades.

E mais importante que isso: a partir do momento que parte da sua empresa utiliza e compreende a análise de dados, as decisões finais poderão ser tomadas de forma mais rápida e consciente. Porque não é mais preciso perder tempo mantendo esses dados entre os poucos analistas especializados e que depois terão que traduzir cada informação para o resto da equipe. Você já sai na frente da sua concorrência porque duas – ou três ou mais – cabeças, pensam melhor do que uma.

E isso já está acontecendo. Então não fique se perguntando como e quando a democratização de dados vai chegar até você. Pense em como você pode começa a colocar isso em prática.

Mas fique atento. Não basta instaurar no seu negócio a democratização de dados se as pessoas que trabalham com vocês não receberem um mínimo de treinamento para lidar com essas informações. Ou sem se certificar de que esses dados estarão seguros. É esse tipo de precaução que vai impedir decisões equivocadas ou a má interpretação desses dados. Como já dizia o tio do Homem Aranha, com grandes poderes vem grandes responsabilidades.

A democratização de dados é uma evolução ainda em andamento e deve ser tratada com atenção e bom senso. Dessa forma você garante que está oferecendo todas as informações possíveis dentro da sua empresa para que seu negócio possa crescer a partir de melhores decisões.

A Trio pode ser sua parceira no levantamento, análise e uso dos dados para insights na comunicação da sua marca.

Write a comment