Instagram: sua nova lista de contatos

O aplicativo não para de nos surpreender com novas funcionalidades e agora está se tornando também um aliado no nosso dia a dia

Vocês se lembram do tempo em que as pessoas carregavam para todo lado um caderninho com uma lista alfabética com o número de telefone dos familiares e amigos? Pois é, eu também não. Mas pelo menos é isso que contam nossos antepassados.

Depois veio a lista de contatos no celular. Registrávamos tudo com organização e seriedade. Mas logo surgiu o Whatsapp tornando-se uma espécie de agenda eletrônica interativa, quando números de celular ainda significavam alguma coisa.

Agora temos o Instagram. Não precisamos mais trocar números de celular, no lugar disso trocamos nossos respectivos usernames no aplicativo e pronto!

Mas como ter acesso ao perfil de alguém no Instagram pode ser melhor do que ter seu número de celular? Afinal, ter o número de alguém não é algo mais íntimo e pessoal? Sim, mas isso não significa que essa seja a melhor opção.

Quando você está tentando conhecer uma pessoa melhor, nada é mais útil do que ter acesso as postagens diárias desse alguém. Ali estão não só informações sobre a sua rotina, mas também o que ela pensa, com quem ela anda, quem ela é. Abrindo, é claro, um parêntese para o fato de todos nós sabemos que o Instagram apenas reflete nossa melhor versão, que nem sempre é a mais real, mas ainda assim é um espaço recheado com a nossa personalidade.

E o contato através do Instagram ainda fornece maneiras muito mais descontraídas de manter contato com alguém. Muito mais do que uma cerimoniosa ligação telefônica. Seja marcando a outra pessoa em uma postagem, trocando mensagens privadas, mandando memes ou apenas curtindo as postagens um do outro.

Toda essa descontração pode parecer superficial à primeira vista, mas é uma das melhores formas de conhecer pessoas novas e estabelecer novos laços de amizade. Por que não se trata apenas de manter contato com quem está longe, mas você ganha a possibilidade de poder puxar papo com alguém utilizando um dos muitos contextos disponíveis a sua vista, como migalhas que as pessoas espalham para que você as encontre. Seja o comentário que ela fez na publicação de outra pessoa, os stories que ela posta ou seu próprio feed. É uma janela para a vida daquela outra pessoa. É um convite aberto para espiar, opinar, curtir e conversar. Tantas formas de interação que um simples número de celular não tem como oferecer.

E a troca de perfis no Instagram já está além do campo pessoal, chegando no mundo dos negócios.

E para falar a verdade, sim, dar o seu número de telefone para alguém é infinitamente mais íntimo e pessoal que fornecer o seu username no Instagram. Mas esse não é exatamente o ponto aqui? Permitir que a outra pessoa te conheça de forma ampla, mas não necessariamente mais íntima. E por mais que pareça excesso de exposição à estranhos, no Instagram é muito fácil cortar alguém da sua vida, quero dizer, do seu feed.

Parar de seguir e bloquear são ações muito mais simples e efetivas do que ignorar ligações não-solicitadas.

   

Write a comment