Stories estão em todo lugar (e o que isso significa para o seu negócio)

Enquanto esse texto foi escrito provavelmente três ou quatro aplicativos anunciaram o stories como seu novo recurso.

Tudo começou em 2013 quando o aplicativo Snapchat – que até então tinha apenas dois anos de uso e estava só começando a chamar atenção dos usuários brasileiros – lançou a funcionalidade Stories: um espaço onde era possível ter fotos e vídeos da sua rotina. Até aí nada de novo. A não ser por um detalhe: qualquer mídia que você colocasse em seu Stories iria desaparecer automaticamente em 24 horas.

De repente tudo o que pensávamos que sabíamos a respeito do registro de nossas vidas nas redes sociais, mudou. Não era mais sobre o nosso melhor ângulo, o cenário que causaria mais inveja, as histórias mais marcantes. Não era mais sobre ter um período eternizado para sempre. Era sobre momentos fugazes, pensamentos aleatórios, pequenas coisas corriqueiras da vida. E a ideia pegou.

O formato do Stories deu tão certo no Snapchat que foi copiado pelo Instagram. E pelo Facebook. E pelo Youtube. E pelo Whatsapp. E pelo Skype.

Aplicativos de relacionamento já estão estudando o formato, assim como o Airbnb que pretende disponibilizar o Stories para que os hóspedes possam mostrar a acomodação aonde estão em tempo real.

A quantidade de cópias – muitas das quais nem se preocuparam em mudar o nome Stories – foi tão grande que já virou piada na Internet. Mas olhando para além do humor, esse recurso que se autodestrói em algumas horas, não se tornou tão popular (e tão copiado) à toa. E se em tão pouco tempo ele se transformou nessa potência que é hoje, você já deveria estar se perguntando como o Stories pode ajudar o seu negócio.

Não é preciso ser dono de um site ou plataforma como o Airbnb para tirar proveito da funcionalidade. Independente do serviço que você presta ou do produto que você oferece, saber utilizar o Stories em suas mais variadas redes é essencial.

É bem verdade que com a queda de audiência do Snapchat nos últimos tempos, a plataforma onde o recurso tem se firmado cada vez mais como protagonista é no Instagram. O que não significa que outras redes que ofereçam o Stories devem ser deixadas de lado. Saiba aonde o seu público mora: talvez sua maior audiência esteja no Facebook ou no Youtube. Ter esse tipo de informação é fundamental, mesmo que no final das contas todos os rios levem ao Instagram.

Então vamos ver agora algumas das melhores formas de explorar essa – já tão explorada – aplicação a seu favor?

1 – Mostre quem você é

Estamos vivendo na Era do pessoal, do íntimo. Um feed recheado de fotos de produtos hoje em dia passa uma ideia de algo impessoal, distante. Seus seguidores querem saber quem é o criador por trás da criatura. E o Stories é o lugar ideal para mostrar o lado mais particular do seu negócio. O dia a dia, quem trabalha ao seu lado, como tudo começou. Sua audiência quer se conectar com você.

2 – Novidades da marca

Estão expandindo? Mudaram a logo? Pensando em criar um produto novo? Mostre ao público o que está acontecendo, as mudanças pelas quais vocês estão passando. Essa é também a Era da Informação. Aproveite essa oportunidade de transmitir essa novidades em primeira mão.

3 – Promoções e Ofertas

Seu site vai entrar em promoção durante o feriado? Está oferecendo frete grátis para compras acima de cem reais? Quem fechar negócio com você nas próximas 48 horas ganha 20% de desconto? Anuncie tudo isso no Stories!

4 – Dicas de como usar seu produto

40% do conteúdo do Stories no Instagram é vídeo. E não existe ninguém melhor para mostrar como se produto funciona do que você mesmo. Portanto una essas duas informações e crie os melhores tutoriais ou vídeos de dicas rápidas que seu público já viu.

E lembre-se: o Stories é uma via de mão-dupla. Portanto responda as mensagens que sua audiência enviar, tire as dúvidas, abra o espaço para perguntas, crie enquetes. Seja social.

De tempos em tempos surgem novas funcionalidades no Stories, então fique atento a mudanças e novidades.

Muito mais do que um espaço para seu amigo postar a pose engraçada em que o gato dele dorme, o Stories é um recurso de contato direto entre produto e consumidor. É uma porta que você abre para que as pessoas possam entrar na casa do seu negócio. Então, certifique-se de ser um bom anfitrião, para que as visitas queiram voltar sempre.

E aí? Já aprendeu como fazer do Stories a principal ponte entre você e sua audiência ou ainda precisa de ajuda? Vem tirar suas dúvidas com a gente! www.triogroup.com.br

 

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