O que a Comunicação Digital promete para 2019

Uma pesquisa de público organizada pela Adobe mostrou que 76% dos entrevistados consideram que o marketing mudou mais nos últimos dois anos do que nos últimos cinquenta. Grande parte dessa sensação é causada pela transição do marketing para o universo digital, onde tudo evolui a uma velocidade impressionante.

A cada ano novas tendências surgem e a dúvida que fica não é mais se o marketing digital é efetivo ou não (todos já sabemos que ele é, e muito). A questão agora é: como e onde usá-lo de forma mais eficaz?

Em meio a tantas funcionalidades, aplicativos que se popularizam e formas inovadoras de se conectar com o seu público, quais serão as tendências que 2019 nos prepara?

Essas são nossas apostas:

Chatbots

O programa de computador capaz de simular uma conversa com humanos é uma das maiores tendências desse ano para aumentar sua audiência e fidelizar seus consumidores.

Ter um serviço de chatbot na homepage do seu site é uma opção vantajosa e muito mais conveniente (e barata) que um serviço de chat ao vivo, que só funciona no horário comercial e muitas vezes gera um longo tempo de espera causando desistência de um consumidor em potencial.

O chatbot além de operar em qualquer horário, consegue responder as dúvidas mais frequentas em uma velocidade quase imediata sem perder o lado mais social da interação entre marca e audiência.

A tendência é que os chatbots se tornem cada vez mais eficazes, o que irá gerar resultados cada vez melhores.

Omnichannel

A integração entre todos os canais que uma marca utiliza pode não parecer uma ideia tão inovadora assim, mas é, com certeza, um formato que só vai continuar crescendo e se fortalecendo em 2019.

A proposta do omnichannel é ser todos em um só. E saber criar essa rede de forma bem feita é o grande segredo desse formato. Não basta apenas estar disponível em diversas plataformas, mas não estar integrado. Nesse caso trata-se apenas do Multichannel.

No omnichannel é possível acompanhar todas as interações do público com a sua marca, mesmo que essa interação ocorra em diferentes canais. Isso traz você para mais perto da sua audiência.

Pesquisa de voz

Essa é uma tendência para ficar de olho, a medida que a Inteligência Aritificial vai se aperfeiçoando. Mas pesquisas já garantem que 50% de todas as buscas feitas até 2020 serão por voz.

Como 2020 já está logo ali, já vale a pena começar a repensar suas estratégias de marketing para englobar esse novo formato. Ainda pode parecer ficção científica para algumas pessoas, mas as máquinas estão cada vez mais se ajustando a nossa forma de comprar, buscar e descobrir no universo digital.

Bom conteúdo

Parece óbvio que bom conteúdo nunca vai deixar de ser uma das melhores estratégias de divulgar sua marca ou seu produto, mas em tempos de tanta informação é possível que você deixe de lado a criação de conteúdo para investir em “novidades” que nem sempre trarão o retorno esperado.

A transformação que o conteúdo traz em 2019 é o foco ainda mais profundo na sua audiência. Personalização, especificação, exclusividade, são palavras-chave para a criação de conteúdo nesse novo ano.

Stories

Já fizemos um post só para falar do poder do Stories e como você pode (e deve) começar a tirar proveito desse recurso para promover sua marca. E mesmo já tendo abordado o assunto não poderíamos deixar de incluir nessa lista essa funcionalidade que não para de evoluir e se reproduzir em infinitos aplicativos e redes sociais.

Fique de olho, os Stories vão dominar o mundo.

E finalmente…

Vídeo

Outro gigante que também não cansamos de enfatizar a importância é o vídeo como formato dominante para os próximos anos. Em especial, conteúdo pensado para a tela do celular, que é cada vez mais uma extensão do nosso braço. O celular vem se tornando um item indispensável, desbancando computadores, tablets e outros aparelhos.

E voltando ao vídeo, segundo um estudo da Cisco, até 2021 82% do conteúdo digital será vídeo. Precisa falar mais?

Esses são nossos palpites para 2019 das melhores formas de conectar sua marca e seu produto com sua audiência. Mas não espere tempo demais para começar a colocar essas tendências em prática, afinal de contas 2019 já está aqui. O futuro é hoje.

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